Transplante de Medula Óssea (TMO)

Em novembro 2010, o Hospital São Lucas de Ribeirão Preto inaugurou o Serviço de Transplante de Medula Óssea onde foi efetuado o primeiro procedimento em hospital privado da região.

O primeiro transplante autólogo, sem intercorrências, foi realizado com sucesso em um homem de 46 anos diagnosticado com linfoma. Após 18 dias de internação, recebeu alta e foi acompanhado pela equipe durante 60 dias.

 A Unidade

A Unidade de Transplante de Medula Óssea possui 3 leitos de internação em isolamento, seguindo as normas da portaria 931 de 02 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. Tem capacidade para realizar transplante autólogo de medula óssea assim como outros tratamentos que envolvam uso de altas doses de quimioterapia e necessidade de isolamento. Conta com profissionais, tais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social, especializados em cuidados de pacientes imunossuprimidos.

O setor funciona do 1º andar do Hospital São Lucas e é coordenada pela Dra. Marina Assirati Coutinho – CRM: 83565, médica hematologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em TMO no Fred Hutchinson Cancer Center, Seattle, EUA. Especialista em Hematologia  e em Transplante de Medula Óssea pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Membro da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea.

Fazem parte da equipe médica a Dra. Maria Isabel Ayrosa Madeira – CRM: 109038 - RQE: 90257-1 e o Dr. Leandro Felipe Figueiredo Dalmazzo - CRM: 104880, ambos hematologistas com especialização em TMO.

Todos os convênios do Hospital São Lucas e os particulares podem usufruir do Serviço.

Dúvidas e Esclarecimentos

Entre em contato através de nosso formulário.

Rua. Bernardino de Campos, 1426
Tel: (16) 4009-0020