Instituto do Coração (Hemodinâmica)

O Instituto do Coração representa a integração de recursos humanos, tecnológicos e físicos especializados, voltados para o atendimento a pacientes portadores de patologias cardíacas.

No âmbito da Radiologia Intervencionista está capacitado para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos em patologias complexas como os aneurismas da aorta abdominal e torácica.

O Hospital São Lucas oferece tecnologia de última geração possibilitando cirurgias minimamente invasivas, com total segurança e confiabilidade a seus pacientes.

Procedimentos:

  • Cinecoronariografia

A cinecoronariografia é um dos procedimentos mais comumente realizados através do cateterismo. É normalmente indicado quando há a necessidade de se investigar a situação dos vasos sangüíneos (denominados artérias coronárias). A cinecoronariografia é considerada o método mais preciso para a detecção de obstruções nas artérias coronárias.

  • Angioplastia Coronária

A angioplastia coronária é um método de tratamento que visa desobstruir as artérias coronárias. A dilatação é realizada através de um pequeno balão insuflado no local da obstrução. Na grande maioria dos casos é também empregado o stent, uma fina malha metálica implantada no local para garantir a máxima dilatação possível.

  • Estudo Eletrofisiológico 

É um exame que pode definir as causas das arritmias cardíacas.
As taquicardias podem ser complementadas pelo tratamento, muitas vezes curativo, de ablação com cateter. Já outras arritmias podem ocorrer por bloqueios na condução do coração, causando desmaios e até necessidade de implante de um marca-passo.

  • Neurorradiologia Intervencionista

Denomina-se Neurorradiologia Intervencionista a área de atuação minimamente invasiva cujo objetivo é diagnosticar e tratar doenças relacionadas com a circulação cerebral ou da medula espinhal.

  • Cirurgia Endovascular

A Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular onde o cirurgião realiza o tratamento das doenças circulatórias, como aneurismas, utilizando cateteres e guias.

A palavra endovascular refere-se à região dentro de um vaso sanguíneo e para seu tratamento ou reparo utilizam –se dispositivos chamados endoprótese sendo este tipo de procedimento menos invasivo do que a cirurgia aberta. 

  • Protocolos

Os protocolos de AVC e dor torácica, protocolos institucionais, também são respaldados pelo Serviço de Hemodinâmica.

A sincronia do atendimento a estas patologias que inicia-se no Pronto Atendimento é primordial pois o tempo entre o diagnóstico e a realização do procedimento hemodinâmico garante um melhor prognóstico.

Dúvidas e Esclarecimentos

Entre em contato através de nosso formulário.

Rua Bernardino de Campos, 1426
Tel: (16) 4009-0179