Histórico

Bem vindo ao site do Grupo São Lucas!

Temos imenso prazer em recebê-lo em nosso site e, desde já, agradecemos o seu interesse em saber mais sobre nossas empresas. 

Procuramos sempre fazer o melhor para atendê-lo.

Para isso, contamos com uma equipe alinhada e comprometida pois acreditamos muito no potencial das pessoas. A tecnologia é nossa aliada nessa jornada para aproximar pessoas e simplificar processos.

Segurança, qualidade, humanização, comunicação aberta, prevenção e combate à corrupção além de conduta ética em nossas práticas estão entre nossos valores e prioridades.

Para garantir que todas as nossas atividades obedeçam a padrões de ética e conduta de excelência, possuímos uma série de códigos, protocolos, políticas, treinamentos e canais de comunicação, acessíveis aos colaboradores, clientes e parceiros e monitorados pela alta gestão e neste caso especificamente por mim.

A procura da excelência é uma constante em nossas equipes. Os processos de certificação de qualidade fazem parte de nosso cotidiano.

Oferecemos treinamentos para os colaboradores e exigimos que nossos fornecedores concordem com nosso Código de Conduta.

Se você tiver alguma dúvida ou denúncia sobre questões éticas, subornos ou má conduta de colaboradores, fornecedores ou profissionais assistenciais, envie email para eticaorganizacional@gruposaolucas.com.br

Caso prefira, não hesite em acionar no nosso site a aba “denúncia” que somente eu terei acesso a esta informação. 

Cuidar de Pessoas é a nossa missão!


Com abrangência no mercado de saúde suplementar no interior do Estado de São Paulo, o Hospital São Lucas é reconhecido como um dos principais prestadores de serviços médico-hospitalares, com qualidade e segurança, em Ribeirão Preto e região. Sétimo hospital no Brasil a ser acreditado, foi o primeiro no interior do Estado de São Paulo reconhecido com a conquista da acreditação de excelência nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Foi fundado em janeiro de 1969, por meio da Associação de Professores e Médicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Aos poucos, o grupo visionário consolidou um dos principais centros médicos da região. Diante das dificuldades para internar pacientes particulares no Hospital das Clínicas e dos problemas que a equipe enfrentava para trabalhar em outros hospitais da cidade, o grupo concluiu que precisava construir um novo hospital em Ribeirão Preto. A Instituição teria como objetivo prestar a melhor assistência médica e hospitalar, em um ambiente agradável para o exercício da Medicina.

Em menos de um ano, esta ideia já estava no papel, dando início aos primeiros capítulos da história do Hospital São Lucas. Pouco tempo depois, os idealizadores começaram a organizar os estatutos da entidade, e o grupo comprou um terreno onde havia um campo de futebol. O espaço, com localização e tamanho ideais, foi adquirido em lotes, para viabilizar a construção do Hospital. Todos os professores se esforçaram para vender ações, inclusive para pacientes e familiares. A retaguarda jurídica ficou por conta do advogado Antônio Aguiar, enquanto a responsabilidade técnica pela construção foi de Ijair Cunha e Maomed Cozac, engenheiros da Faculdade de Medicina.

A demarcação da área aconteceu em 1963 e as obras se iniciaram no ano seguinte. Nessa época, foi contratada a Promov, do empresário Sérgio Fofanoff, para viabilizar a venda das ações, para pacientes de diversos estados, sob a indicação dos médicos. O número de acionistas chegou a passar de 4.000. Mesmo assim, o dinheiro era curto e muitos fornecedores trocaram produtos por serviços. Apesar das dificuldades existentes, o Hospital ficou pronto e a inauguração aconteceu no dia 2 de janeiro de 1969.

Na época, a diretoria foi composta por: Nathan do Valle Soubihe, Geraldo Vianna, Rubens Lysandro Nicoletti, Sidney Ferreira de Morais Rego, Angelo Raphael Caliento e Mahomed Cozac. O nome do hospital foi uma homenagem ao evangelista Lucano ou Luciano de Antioquia, um presbítero cristão, teólogo e mártir, conhecido tanto por sua erudição, quanto por sua piedade mística. Foi autor dos Atos dos Apóstolos, pintor, companheiro de São Paulo nas viagens e nos trabalhos em que se dedicava à Medicina.

 
Desde a inauguração, o Hospital São Lucas já demonstrava vanguarda e pioneirismo ao utilizar modernos equipamentos e avançados métodos clínicos. Os atendimentos eram de alta precisão para pacientes de Ribeirão Preto e toda a região. A Instituição oferecia 56 leitos com 26 apartamentos. Possuía um corpo clínico de 50 médicos e aproximadamente 100 funcionários, coordenados por Carmo Paschoal Mercaldi. Hoje, conta com quase 1.500 médicos credenciados nas diversas áreas de atuação e mais de 500 funcionários.


Os fundadores

Diretoria

PRESIDENTE - Dr. Pedro Antonio Palocci - CRM: 37509
DIRETOR ADJUNTO - 
Dr. Dayr Kiumizu Kazava - CRM: 38445
DIRETOR CLÍNICO -
Dr. Juvelcio Fernandes Peixoto - CRM: 52254
VICE-DIRETOR CLÍNICO -
 Dr. José Roberto Chodraui - CRM: 54911
DIRETOR CORPORATIVO -
Elpídio José Mieldazis
DIRETORA FINANCEIRA - Josiele Oliveira Campaner

Conselho Consultivo

PRESIDENTE Dr. Cássio Ruas de Moraes - CRM: 11120

Dr. Dayr Kiumizu Kazava - CRM: 38445
Dr. Eduardo Uehara - CRM: 26062
Dr. José Roberto Chodraui - CRM: 54911
Dr. Paulo Mello Soares - CRM: 9414